domingo, 1 de agosto de 2010

Por que ser um Observador?






As pessoas perguntam "por que você é tão calado?" Ou "Sério", até mesmo tímido, mas a resposta sempre: "Sou um observador.
A expressão pode parecer estranha para muitos agora, mas depois de uma breve apresentação, creio que muitos vão entender, e até mesmo considerar a atitude em muitos momentos.

Ser um observador, consiste basicamente nisso, apenas observar! (Tchanãã, viram? Não tem segredo!) Mas vai muito além disso. Analisar a circunstância que o rodeia, friamente, para treinar a mente e aguçar as perspectivas, nos faz ter pontos de vista completamente diferentes, das que se tem, normalmente, em uma discussão, em um diálogo, ou qualquer outra situação.

Saber ouvir, para um observador também é essencial, pois como diz o velho, mas muito sábio ditado: "
"Temos duas orelhas e uma só boca, justamente para escutar mais e falar menos". Ao ouvir, formamos opiniões baseadas no que o interlocutor diz, e é um passo pro entendimento de ambas as partes, resultado de uma boa comunicação.

Calar-se, para organizar as idéias durante uma discussão, e finalmente poder argumentar, ou admitir um erro, é uma característica das pessoas que preferem absorver toda informação útil, antes de sair por aí falando sem ao menos pensar em suas palavras, não se preocupando se o que dizem é correto ou não.

"Três coisas nunca voltam atrás: a Flecha lançada, a Palavra dita e a Oportunidade perdida."

Tente aplicar esse conceito em sua vida, e verá uma grande evolução em seus atos e modos de pensar, não será apenas um bom ouvinte, mas tambem uma pessoa melhor e mais sábia.

0 comentários:

Postar um comentário